O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) participou do II Encontro de Compras Eletrônicas do Sistema CFMV/CRMVs, que reuniu 12 funcionários da área de licitação da Região Nordeste em Recife, na semana passada.

A ampla programação do encontro foi ministrada pela equipe de licitações e compras do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a legislação vigente e alinhar procedimentos atuais sobre compras públicas.

De acordo com o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, esses encontros são importantes para unificar o processo de aquisição de produtos e serviços.

“Há uma necessidade dos regionais em receber capacitação e orientação sobre as compras governamentais e nos sensibilizamos quanto a isso. Queremos a aproximação do Sistema para, futuramente, fazermos aquisições em parceria”, afirmou.

O CRMV-RN foi representado por Diego Paiva de Oliveira, responsável pelo setor de licitação no Regional. “Tenho uma experiência com os sistemas apresentados, mas foi um ótimo momento para aprender mais a respeito deles e desenvolver um trabalho melhor”, ressaltou.

Na programação, houve apresentação da legislação aplicável e da jurisprudência atualizada, bem como orientações quanto aos procedimentos das fases interna e externa de contratação.

O treinamento ainda envolveu a apresentação operacional dos recursos do Comprasnet, portal de licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal, utilizado pelo CFMV para os processos eletrônicos de aquisição, modalidade conhecida como pregão eletrônico, desde a habilitação do pregoeiro até um laboratório prático com a simulação de como realizar, desenvolver e concluir um pregão eletrônico.

Os participantes ainda tiveram treinamento dos procedimentos de outras ferramentas, como o Painel de Preços, que permite fazer pesquisa de preços de mercado; o Catálogo de Materiais e Serviços (CATMAT/CATSER) que auxilia na organização e na padronização dos itens de compras; e o Sicaf, que é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores.