O CRMV-RN enviou dois ofícios, nesta terça-feira (3), solicitando mudanças nos editais de dois concursos públicos abertos pelos municípios de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, e Caicó, na região Seridó.

O edital lançado pelo município de São Gonçalo do Amarante nesta segunda-feira (2) oferece três vagas para médicos-veterinários e uma para zootecnista, porém o Regional considerou que os salários oferecidos pelo município, de R$ 1.154,00 para veterinário e R$ 1.344,84 para zootecnista, por 40 horas semanais, estão muito abaixo do previsto na Lei Federal nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966,

No caso de Caicó, o município lançou um edital de seleção simplificada para contratação temporária de 328 profissionais das mais variadas áreas, sendo a maioria para os setores de Educação e Saúde. Entretanto o CRMV-RN cobrou a inclusão de vaga para médico-veterinário no edital, como profissional responsável pela saúde única e pelo combate às zoonoses.

Ambos os ofícios são assinados pelo presidente do Regional, dr. Wirton Peixoto Costa, que os encaminhou aos prefeitos dos dois municípios.

Ao prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros, o presidente do CRMV-RN apontou as qualificações e atribuições dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas e solicitou que o município aumente a proposta salarial apresentada ou diminua a carga horária exigida no edital, caso não haja capacidade financeira para melhorar os vencimentos.

Já ao prefeito de Caicó, Robson Araújo, o presidente da autarquia federal ressaltou a importância do trabalho dos profissionais médicos-veterinários para a saúde única, no implemento de atividades de controle zoossanitário e na fiscalização da saúde pública.

Dr. Wirton apontou que os profissionais são essenciais “na promoção da saúde animal, na saúde ambiental e na saúde humana, com suas ações resultando em redução de zoonoses e em oferecimento de produtos de origem animal de qualidade sanitária”.