O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) começou neste mês de agosto a campanha de vacinação do rebanho bovino e bubalino do RN contra Brucelose. Com o tema “Vacinar é um bom negócio!”, o órgão estadual lembra que a vacinação é obrigatória e importante para o combate à zoonose. 

Em ofício, o diretor geral do Idiarn, Mário Vitor Freire Manso, ressaltou que a Brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, entre outras espécies. “A doença causa problemas reprodutivos e por se tratar de uma zoonose pode afetar até o homem. A prevenção do rebanho se dá com a vacinação das bezerras bovinas e bubalinas com idade de 03 a 08 meses com a vacina B19”, pontuou. 

Para adquirir sua vacina o produtor deverá comparecer em uma das lojas autorizadas, com receituário emitido pelo médico veterinário cadastrado no Idiarn (lista no site) e inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN).  Após isso, deve vacinar os animais e declarar o rebanho em um dos escritórios do Idiarn, Emater ou Secretárias Municipais de Agricultura. 

A ação tem que ser desenvolvida com base na instrução normativa nº 10, de 03 de março de 2017, que regulamenta as medidas de prevenção contra a doença. 

A partir do dia 16/09 os produtores que não realizarem a vacinação das bezerras de 03 a 08 meses de idade e efetuarem a declaração ficarão impossibilitados de emitir a Guia de Transito Animal – GTA e produtores de leite não poderão fornecer aos laticínios do Estado.

A declaração pode ser feita nos escritórios o Idiarn, Emater e nas Secretarias de Agricultura dos Municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *