Representantes de duas cooperativas que representam 39 pequenos produtores de queijo na região Seridó potiguar visitaram a sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RN) na tarde desta segunda-feira (22), para tratar sobre a regularização dos seus negócios. Durante o encontro, ficou definido um prazo para eles se adequarem às normas fiscalizadas pela autarquia.

As cooperativas Coafes e Capesa fazem parte de um projeto do Governo Cidadão que visa a regularização da produção de queijo artesanal na região Seridó, coordenado pelo médico veterinário Pedro Henrique. Um dos passos para alcançar esse objetivo é a inscrição dos estabelecimentos e a anotação de responsáveis técnicos junto ao CRMV-RN, por se tratar de um produto de origem animal. Além da autarquia, eles deverão ter registro junto aos órgãos públicos e passar por inspeção do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn).

Durante o encontro, os presidentes das cooperativas e demais participantes, como os representantes do Idiarn e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), além de técnicos agrícolas do município de Parelhas, explanaram o projeto ao vice-presidente do CRMV-RN, dr. José Arimateia da Silva. Se encaixam no programa aqueles produtores que consomem entre 500 a 2 mil litros diários de leite para produção de queijo artesanal.

“Será um avanço para regularização dos queijos, para que eles possam conquistar o mercado. Estando devidamente regularizada junto ao demais órgãos e ao CRMV, com um responsável técnico que garanta a qualidade do produto, a empresa ganha espaço, porque o produto atende aos padrões das boas práticas de fabricação e da higiene dos alimentos. O Conselho está de portas abertas”, ressalta o dr. José Arimateia.