Entre os dias 4 e 5 de julho aconteceu a XXVI Câmara de Presidentes do Norte, Nordeste e Espírito Santo, organizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR) em Boa Vista. O vice-presidente do Regional do Rio Grande do Norte, dr. José Arimateia da Silva, representou a autarquia no encontro.

“Foram discutidos princípios importantes sobre a questão da Responsabilidade Técnica, sobre as novas legislações, sobre a participação do médico veterinário e do zootecnista no sistema e no trabalho de inspeção, fiscalização, em todas as áreas que são pertinentes”, afirmou o dr. José Arimateia.

O evento reuniu presidentes, conselheiros, diretores e servidores dos Conselhos Regionais e contou com palestras e debates com o objetivo discutir as diretrizes da Medicina Veterinária no Estado e no país, visto que a missão e preocupação do Sistema CFMV/CRMVs é destacar o bem-estar animal, alimentação saudável a todos e também melhorias na política de ensino, pois tudo que envolve a Medicina Veterinária e Zootecnia reflete no bem-estar da sociedade.

Para o presidente do CRMV-RR, Francisco Edson Gomes o encontro superou as expectativas. “Este evento é histórico em Roraima. Isso mostra que o Conselho está a cada dia buscando medidas para melhorar as condições de trabalho para as classes. Foi fundamental levarmos as demandas de Roraima ao conhecimento dos demais Conselhos Regionais e do Federal. Vimos que as dificuldades que passamos, outros Estados também sofrem, no entanto, se faz necessário solicitar apoio e união nas ações para elaborar estudos e proposições de medidas que valorizem e ampliem o mercado de trabalho”, afirmou.

A primeira palestra do evento foi ministrada pela Médica Veterinária e Chefe do Serviço de Insumos e Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Terezinha de Jesus Silva Brandão com o tema: Ações do MAPA na Defesa Agropecuária do Estado de Roraima.

Ela frisou que o assunto é de interesse Nacional, devido a grande imigração de Venezuelanos no Estado, pois muitos carregam produtos de origem animal dentro das bagagens e que podem trazer sérios riscos à sociedade. Também foi destacado as ações tomadas pelo Ministério da Agricultura em conjunto com o Governo do Estado e vacinações.

Ainda na parte da manhã, o Médico Veterinário e Chefe do Núcleo de Inspeção de produtos de Origem Animal da Agência de Defesa de Agropecuária de Roraima (ADERR), Diego da Costa Souza explanou o tema: Serviços de Inspeção no Estado de Roraima.

Para Diego o alvo da palestra era evidenciar o serviço de inspeção do Estado para os Presidentes e mostrar a realidade local que ainda é diferente das demais regiões do País.

Ele destacou a necessidade de elaboração de novas políticas, descentralização de recursos para levantar a classe da inspeção no Estado. Diego explanou que a exportação deve ser realizada de forma responsável, todavia, ter um Médico Veterinário como Responsável Técnico (RT) em empresas que comercializam produtos de origem animal é essencial. E, por fim ele avaliou sobre o curso de RT que o médico veterinário deve fazer com frequência para atualização no mercado de trabalho.

No segundo dia do evento, o Superintendente Federal de Agricultura de Roraima SFA/MAPA, Plácido Alves palestrou sobre Cenários da Agropecuária em Roraima e, em seguida, o Médico Veterinário e Assessor de Educação Sanitária da ADERR explanou sobre as ações da ADERR, Agulha Oficial de Fronteiras, pontuando a imigração venezuelana. Os palestrantes destacaram quais medidas são adotadas para o controle de entrada no Brasil, bem como as medidas que são adotadas para o controle de doenças.

Para o Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida foram dois dias de aprendizado e agradecimentos a todos que trabalham arduamente para o progresso das classes dos profissionais. “Tivemos palestras interessantes de colegas responsáveis por algumas Instituições governamentais e preocupados com a evolução e prestígio do médico veterinário e especificamente o trabalho sanitário que é realizado. Asseguro que refleti muito sobre as preocupações dos presidentes para que cada vez mais o CFMV participe e dê as condições aos Regionais para que o Sistema seja realmente integrado, forte e coeso em benefício das classes dos médicos veterinários e das classes dos zootecnistas”, reiterou.