Hoje é um dia importante, onde se lembra mundialmente a importância das doenças transmitidas por animais, direta ou indiretamente, chamadas zoonoses.

Certamente você já ouviu falar de dengue, febre amarela, tuberculose, cisticercose, esporotricose, raiva, tétano, entre outras, muitas outras.

Precisamos lembrar também que alimentos de origem animal contaminados são responsáveis por transmissões de muitas doenças, levando anualmente mais de 500 mil pessoas à morte no mundo todo.

Ações preventivas importantes são desenvolvidas por Médicos Veterinários na Saúde Única, buscando identificar animais doentes e produtos de origem animal contaminados, evitando não só problemas de saúde que podem levar à morte de animais e de seres humanos, mas também reduzindo problemas econômicos, uma vez que pessoas doentes precisam ser tratadas no SUS e deixam de produzir.

Pensando nisto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) tem buscado estreitar as parcerias institucionais com outros órgãos de defesa e fiscalização, como a Agência de Defesa Agropecuária do RN (IDIARN), o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), as Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais, o Ministério Público, a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e muitos outros.

Muito tem sido feito pelos Médicos Veterinários do RN, mas o governo do estado e as prefeituras ainda precisam reconhecer a importância deste profissional na prevenção de zoonoses, contratando-os para integrar as equipes multiprofissionais de saúde da família, ampliando as vagas de concursos para fiscais estaduais e municipais agropecuários, reestruturar as Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZs) que necessitarem, entre outras ações.

Desta maneira nosso CRMV-RN vai continuar fiscalizando e esclarecendo à sociedade deste e de outros assuntos que protegem-na, para que possamos relembrar o dia 06 de julho como uma data que o RN e o Brasil se conscientizaram da importância de se combater as zoonoses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *