O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Wirton Costa,  e o presidente da Comissão de Fiscalização  do CRMV-RN, Gerard Vicente, participaram na manhã desta quarta-feira (27) de uma audiência extrajudicial  com o promotor de justiça de Acari, Sílvio Brito, no Seridó potiguar.  O encontro contou ainda com a presença do membro da Comissão de Fiscalização, Genicleyton de Gois Almeida.

O Conselho buscou diálogo com o Ministério Público para traçar metas de combate ao charlatanismo e comercialização de produtos de origem animal irregulares no estado. “É mais uma parceria que buscamos firmar com o Ministério Público em defesa da sociedade. O falso profissional deve ser denunciado porque ele coloca em risco o bem-estar animal”, alerta Wirton.

O presidente do CRMV-RN enfatiza ainda que é preciso rigor na fiscalização da comercialização dos produtos de origem animal no Rio Grande do Norte. “Se o produto chega à mesa do consumidor sem o devido atestado de qualidade, isso é também uma questão de saúde pública. É preciso fiscalizar e garantir o bom funcionamento dos abatedouros, frigoríficos, laticínios, queijeiras e de todo e qualquer estabelecimento que comercialize produto de origem animal, de acordo com o que estabelece a Lei 5.517 “, disse.

Na semana passada, o CRMV-RN realizou em Natal e Mossoró um curso de Responsabilidade Técnica Alimentar, justamente para qualificar os profissionais que atuam na área. Entre os temas abordados pela palestrante Marili Gramolini, estava o combate a comercialização de produtos de origem animal clandestinos.  Marili é médica veterinária com especialização em Inspeção Higiênico Sanitária e Tecnologia de Carnes e Derivados.