As duas maiores cidades do estado, Natal e Mossoró, receberam esta semana o Curso de Responsabilidade Técnica em Higiene e Segurança Alimentar. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte e contou com a participação de diversos profissionais da área .Em Natal, a abertura foi feita pelo vice-presidente do CRMV-RN, Dr. José Arimateia, no auditório do Sebrae, bairro de Lagoa Nova, Zona Sul da Capital. 

“Foi um curso ministrado por uma especialista na área. Dra. Marili Gramolini nos passou o seu conhecimento na Responsabilidade Técnica alimentar e, tenho certeza, que ao final os participantes saíram satisfeitos, tanto em Natal como em Mossoró. Eles chegaram ao final tendo uma orientação concreta de como fazer um manual de boas práticas e como deve usar as ferramentas na implantação e controle de qualidade dos alimentos, desde os abatedouros até os supermercados, disse Dr. Arimateia, que também é presidente da Comissão de Alimentos do Conselho.


A médica veterinária  Dra. Marili Gramolini é formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e com especialização em Inspeção Higiênico Sanitária e Tecnologia de Carnes e Derivados. ” O Seminário abordou temas fundamentais como as normas e condutas do Responsável Técnico, regulamento de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, coletas de amostras e técnicas de laboratório para identificação de microrganismos e interpretação de resultados de análises. Foi um prazer participar do encontro com os profissionais do Rio Grande do Norte”, disse Dra. Marili.

Em Mossoró, o curso de Responsabilidade Técnica Alimentar aconteceu na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e contou com a participação do presidente do CRMV-RN, Dr. Wirton Costa, além da presença do presidente da Comissão de Tecnologia e Higiene Alimentar do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Dr. José Filho.

“O convite foi feito pelo presidente do CRMV-RN, dada a preocupação do Dr. Wirton com a alimentação da população potiguar,  uma vez que os produtos de origem animal são veiculadores de microrganismos que podem provocar uma série de doenças nos seres humanos. O momento foi oportuno para discutirmos a importância do médico veterinário na busca pela qualidade do alimento e , principalmente, a necessidade de atualização para prestar  um serviço de qualidade”, disse Dr. José Filho, que também é membro da Comissão de Alimentos do CRMV-CE.

Ele lembrou ainda que o curso tratou de questões polêmicas, como os produtos clandestinos produzidos e comercializados no Brasil. Reforçou que a Responsabilidade Técnica Alimentar é uma das grandes preocupações do Conselho Federal. 

“O curso tem essa importância, porque através dele temos as propostas de controle de qualidade nas indústrias, que são exigidas pelos serviços de inspeção. Acredito que haverá um salto de qualidade nos trabalhos desenvolvidos a partir de agora no Rio Grande do Norte, destacou.

O presidente do CRMV-RN reforçou que o curso é uma grande oportunidade de qualificação para os nossos profissionais. “Eles precisam mostrar à sociedade, e principalmente aos proprietários de estabelecimentos de industrialização e comercialização de alimentos de origem animal, que é importante contratá-los para garantir qualidade e sanidade dos produtos e para prevenir doenças. O novo CRMV-RN quer mostrar aos nossos profissionais como se valorizar e como valorizar nossas profissões”, finalizou Dr. Wirton.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *