O tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, o zootecnista Dr. Josimar Torres, representou o CRMV-RN  durante a BIWARDE’18 – Segunda Conferência Água-Agricultura, Pesquisa e Desenvolvimento Brasil-Israel. O evento foi realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, em Fortaleza, capital do Ceará.

“É um evento extremamente importante, porque foi realizado com objetivo de criar uma plataforma de cooperação científica e rede entre os dois países. A ideia é encontrar soluções sustentáveis para as áreas desérticas e secas, como o sul de Israel (Neguev) e o Nordeste do Brasil”, disse Dr. Josimar.

Segundo ele, as semelhanças entre as duas regiões permitem o compartilhamento de alternativas no campo científico da agricultura, meio ambiente e indústria, além de fomentar pesquisas na área para profissionais e estudantes.  “Isso busca aumentar a produtividade nos campos da agricultura, biotecnologia e bioenergia, estabelecendo uma rede científica entre a Ben Gurion University e Universidade regionais”, lembrou.

Ainda segundo Dr. Josimar,  é fundamental que se busque esse tipo de aproximação  entre os dois países, com o intuito de aperfeiçoar as condições de produção agrícola e animal de forma a impactar menos no uso dos recursos hídricos, do solo e da própria produção animal.

“Tudo isso é possível utilizando fatores de baixo custo como dessalinização de águas salobras, reuso de aguas cinzas e energias de menor impacto ambiental”, exemplicou o zootecnista.

 A conferência visa ainda  promover o intercâmbio de estudantes e colaboração acadêmica entre Brasil e Israel, nos campos  nos campos da tecnologia de água, desafios e soluções agrícolas e sustentabilidade nas terras áridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *