O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte realizou nesta terça-feira (16), o Seminário em Responsabilidade Técnica de Vaquejadas, na sala 1 do Sebrae, no Parque Aristónafes Fernandes, dentro da programação da Festa do Boi 2018. O evento foi ministrado pelo presidente do CRMV-CE, Dr. Célio Pires, que também irá conduzir o mesmo seminário nesta quinta-feira (18), das 9h às 12h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde  da Ufersa.

O Seminário foi aberto com a palavra do presidente do CRMV-RN, Dr. Wirton Costa, que destacou a importância de ações como essa desenvolvidas pelo Conselho. “O nosso papel é fiscalizar e garantir o bem-estar animal, mas também podemos e estamos construindo para o aperfeiçoamento e crescimento dos médicos veterinários e zootecnistas do Rio Grande do Norte”, lembrou Dr. Wirton.

O presidente do CRMV-CE destacou que o Responsável Técnico deve ter a consciência de que ele é um legítimo representante do seu Conselho Regional na proteção do consumidor ou cliente, quer atuando na indústria ou no comércio de produtos de origem ou uso animal, quer nas entidades profissionais como hospitais, clínicas e demais atividades inerentes à medicina veterinária e zootecnia.

“O Responsável técnico precisa desenvolver seu trabalho integralmente pautado na ética e na legislação, obedecendo o regulamento do evento e tendo pleno conhecimento de sua rotina, para assegurar as normas de sanidade e bem-estar animal”, disse Dr. Célio.

Ele lembrou ainda que é papel de um RT em Vaquejadas garantir a apresentação de exames e atestados obrigatórios dos animais, avaliar as questões de saúde e gestação, bem como garantir instalações adequadas.

“É preciso ter toda uma infraestrutura que garanta o bem-estar do animal. O RT precisa ter em mente que ele é responsável por aquele evento 24h. Daí a importância desse profissional, que merece ser valorizado”, finalizou.