O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte deu início na noite desta terça-feira (31), ao I Simpósio Potiguar de Zootecnia. O evento é promovido pelo CRMV-RN em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A abertura foi no Auditório Amâncio Ramalho, na Ufersa, em Mossoró.

O I Simpósio Potiguar de Zootecnia está discutindo as perspectivas da profissão e o fortalecimento da Zootecnia no Estado. Atualmente, o Rio Grande do Norte tem dois cursos para formação superior. O primeiro deles foi criado em 1981 pela UFRN e o segundo em 2004 pela Ufersa. “Ontem prestamos homenagens à primeira turma de Zootecnia do Estado formada pela UFRN. Essa é uma carreira promissora e importante para o desenvolvimento das diversas áreas no âmbito da produção animal”, disse Dr. Josimar Torres, tesoureiro do  CRMV-RN.

Crédito da foto: assessoria Ufersa

Além de homenagear a primeira turma de Zootecnia do RN, o evento também prestou homenagens ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida. Ele foi representado pelo zootecnista Dr. Josimar Torres, que recebeu a placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas áreas da Medicina Veterinária e Zootecnia, das mãos do presidente Dr. Wirton Costa. O zootecnista destaque em 2018 foi o Dr. Marcel Lopes.

A Zootecnia ganhou destaque ao longo dos anos em todo o país. Hoje, o Brasil tem aproximadamente 100 cursos de Zootecnia, com mais de 18 mil estudantes e cerca de 35 mil profissionais no mercado. O simpósio quer discutir justamente as perspectivas da profissão e esse foi um dos temas abordados durante a manhã desta quarta-feira (1), com a palestra do zootecnista Dr. Fábio Holder, conselheiro do CFMV. Ele falou sobre a responsabilidade técnica para os zootecnistas e os seus desafios. Mercado de trabalho, empreendedorismo na área e o fortalecimento profissional também estarão em pauta no ciclo de palestras desta quarta-feira.

O Simpósio tem ainda a participação do presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Dr. Marinaldo Divino. Ontem, durante a abertura, o presidente comemorou a vinda ao Rio Grande do Norte. “A ABZ tem 30 anos e essa é a primeira vez que a Associação, como entidade de classe, vem ao Rio Grande do Norte para marcar presença em um momento tão importante para a Zootecnia do país”, disse. O evento segue até esta quinta-feira (2) com palestras e minicursos na área.