Os alunos do primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) receberam nesta terça-feira (24) a visita do secretário-geral do CRMV-RN, Dr. José Arimateia. O encontro aconteceu na cadeira de iniciação do curso e teve como tema proposto: o médico veterinário com RT e na inspeção de alimentos de origem animal. 

“Foi uma discussão muito oportuna, porque podemos ouvir os anseios de cada um em relação a profissão. Debatemos as possibilidades de estudos, pesquisas e empregos para o profissional da medicina veterinária”, disse Dr. Arimateia.

A maior parte dos alunos disse querer a medicina veterinária por amor aos animais. O secretário-geral do CRMV-RN enfatizou que apesar da área Pet ser a mais procurada entre os alunos, a profissão oferece outros horizontes.  

“São diversas áreas de atuação. Falamos sobre oportunidades no agronegócio, a defesa sanitária animal, laboratório de produção animal, ensino, pesquisa, meio ambiente, vigilância sanitária, extensão rural, vigilância epidemiológica. Mostramos que as várias vertentes de atuação da categoria, colocam o médico veterinário à frente de políticas públicas”, exemplificou Dr. Arimateia.

O secretário-geral do Conselho lembrou ainda do papel do Responsável Técnico na gestão de boas práticas de supermercados. “É o  controle sanitário de alimentos com a inspeção alimentar na saúde pública e produção animal. O profissional médico veterinário é o responsável por essas boas práticas”. 

Por fim, Dr. Arimateia lembrou da importância do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte para o fortalecimento e desenvolvimento da profissão. “O profissional médico veterinário tem que andar lado a lado do Conselho , garantindo as boas práticas e a ética da profissão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *