A nova diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte completou nesta terça-feira (17) um ano de atuação em defesa do exercício legal e ético da Medicina Veterinária e Zootecnia no Estado. O CRMV-RN atualmente tem como presidente o médico veterinário, Dr. Wirton Costa.

Uma das primeiras e principais medidas da nova gestão foi reestabelecer a função fiscalizatória do Conselho. Em um ano de atuação, foram 760 fiscalizações realizadas pelo CRMV-RN. “Quando assumimos o Conselho, essa função simplesmente estava parada. E Embora não seja o único, esse é o nosso principal papel. É dever do CRMV-RN fazer com que a Medicina Veterinária e a Zootecnia sejam exercidas com ética e responsabilidade. A fiscalização nos ajuda a garantir isso”, disse Dr. Wirton.

Das 760 fiscalizações realizadas na capital e no interior do Estado, 335 estabelecimentos foram autuados por apresentarem algum tipo de irregularidade. “Temos hoje um fiscal no Conselho, e desde já, comunicamos que queremos aumentar esse número pela necessidade de demanda. Os estabelecimentos autuados são notificados e precisam se regularizar com o CRMV-RN”, disse o presidente. A boa notícia, é que em um ano o Conselho recebeu 172 novas inscrições, entre pessoas físicas e jurídicas.

A data reforça também a interiorização do CRMV-RN com a nova gestão. Em setembro de 2017, pela primeira vez, a Semana Estadual do Médico Veterinário foi realizada em três cidades potiguares: Natal, Mossoró e Caicó. “Isso possibilitou a expansão do Conselho para o interior. Este ano estivemos em abril em Pau dos Ferros reunidos com profissionais do Alto Oeste, e a ideia é expandir a marca e as ações do CRMV-RN ainda mais pelo interior”, pontou Dr. Wirton.

O presidente do CRMV-RN também tomou posse em março, na Comissão Nacional de Ética e Legislação do Conselho Federal de Medicina Veterinária. “É uma honra fazer parte de uma comissão tão importante para nossa categoria. Melhor ainda é saber que temos outros representantes do CRMV-RN em outras comissões do Conselho Federal”, disse.

Além de Dr. Wirton, em fevereiro o Conselheiro Dr. Filipe Guedes tomou posse na Comissão de Estabelecimentos Veterinários do CFMV e maio o Conselheiro Dr Barrêto Júnior tomou posse na Comissão Nacional de Fiscalização do CFMV.

“O empenho tem sido máximo de cada um dos integrantes desse novo momento do CRMV-RN. O que queremos é uma categoria cada vez mais forte em prol da Medicina Veterinária e Zootecnia”, finalizou o presidente.