(Foto: Edilberto Barros)

O presidente do CRMV-RN, Dr. Wirton Costa, participou na tarde desta segunda-feira (25), juntamente com o médico veterinário Barrêto Jr, de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Mossoró para informar que o CRMV-RN está à disposição para intermediar a adoção de políticas públicas de sanidade e proteção aos animais.

Dr. Wirton defendeu a formalização e regularização das ONGs de proteção aos animais juntamente ao CRMV-RN e frisou que “este é um procedimento formal que garante que os animais sejam bem tratados por médicos veterinários e zootecnistas verdadeiramente comprometidos”.

(Foto: Edilberto Barros)

Um dos assuntos abordados pelo médico veterinário e conselheiro do CRMV-RN, Dr Barrêto Jr, foi a importância do cadastro de clínicas particulares da cidade e do hospital veterinário da UFERSA para atender animais de protetores e cuidadores, com o intuito de receberem recursos do poder público, assim como é feito no SUS, com o viés animal. “Através de ações como essa estamos valorizando tanto a vida animal e a saúde humana, bem como estimulando os clínicos veterinários a se engajarem formalmente na causa”, afirmou Barrêto.

Foi abordada também na audiência pública a necessidade da  Prefeitura de Mossoró de reestabelecer as 3 vagas de concurso para os médicos veterinários, necessários para que possa-se tratar com o devido respeito a causa animal. 

(Foto: Edilberto Barros)

A Drª Alany Medeiros (crmv-rn 0369), médica veterinária da Prefeitura de Mossoró, parabenizou a oportunidade de se discutir um tema tão relevante, lembrou que o Médico Veterinário é um profissional importante no programa saúde da família, através do NASF, reforçando que a reabertura do CCZ, agora como UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), é fundamental para diminuir epidemias zoonóticas e para garantir o bem estar animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *