O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte está participando da reunião do Bloco III sobre o Plano Estratégico de Febre Aftosa. O debate começou hoje na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal , e segue até a sexta-feira (10). Participam das discussões o secretário-geral do CRMV-RN, Dr. José Arimateia, e o conselheiro, Dr. Filipe Guedes.

Durante os três dias, representantes dos Bloco III dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, irão discutir o processo de retirada da vacinação de Febre Aftosa. A reunião é sediada pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) e com base no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

A ideia principal que norteia o debate é a implantação progressiva e manutenção de áreas livres da Febre, com base nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal.

“É importante o Conselho estar na discussão para acompanhar de perto a situação, não só do Rio Grande do Norte, mas também de outros estados. É preciso saber quais medidas estão sendo tomadas para o combate à Febre Aftosa”, disse, Dr. Arimateia. Atualmente, apenas Santa Catarina é livre da Febre Aftosa sem a vacina.

(09.05)

08h30 – Painel – Características geográficas e estruturais das fronteiras da região com impactos na transição de status sanitário. (Cont.)

09h15 – Painel – Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA

10h – Intervalo

11h – Painel – Situação atual de serviços veterinários oficiais que integram o bloco III, sem divisa geográfica com bloco IV

11h45 – Perguntas e comentários