A Comissão de Tecnologia e Segurança Alimentar do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte se reuniu nesta quinta-feira (15), na sede do CRMV-RN , para traçar uma série de medidas que serão desenvolvidas ao longo do ano. O encontro foi comandado pelo secretário-geral do Conselho, Dr. José Arimateia, que também é presidente da Comisssão de Alimentos.

“Esse planejamento é fundamental para um bom trabalho. É importante destacar o papel do médico veterinário na segurança alimentar, naquilo que colocamos na nossa mesa”, frisou, Dr. Arimateia.

O presidente da Comissão de Alimentos lembrou que é o profissional médico veterinário, o responsável por inspecionar o alimento de origem animal. “O papel é orientar o consumo, a exposição, a venda e o transporte desses alimentos. Eles devem ser seguros  para o uso do consumidor, evitando assim que as pessoas adoeçam”, disse.

A Comissão vai trabalhar no treinamento de boas práticas, sobretudo na área de supermercados. “Precisamos garantir a presença do responsável técnico nesses locais. Vamos trabalhar a preparação, a capacitação de responsáveis técnicos na área de alimentos já a partir do mês de abril”, estimou o secretário-geral do CRMV-RN.

A Comissão é composta por sete integrantes, uma delas é a médica veterinária, Dra. Lorena Morais, que trabalha na Vigilância Sanitária Estadual. ” A Comissão vem para fortalecer também o processo de fiscalização nos estabelecimentos que ofertam e produzem alimentos de origem animal, para atestar a qualidade do alimento. Nosso papel também é apoiar o fortalecimento das vigilâncias sanitárias municipais”, disse.